Com nova regra, novelas da Globo passam a estrear com 70 capítulos escritos

Alcides Nogueira, autor de “Tempo de Amar”; novela se enquadra em nova política da Globo.

Alcides Nogueira, autor de “Tempo de Amar”; novela se enquadra em nova política da Globo

Esqueçam as queixas de diretores e atores, as suspensões de folgas em fins de semana e feriados, a não-divulgação de resumos. A Globo baixou uma norma que visa acabar com os atrasos nas entregas de capítulos – uma constante em obras de Manoel Carlos, por exemplo. Algo que sempre prejudica o trabalho da produção – vide os flashbacks necessários para manter “Esperança” (2002), de Benedito Ruy Barbosa, no ar.

Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, os autores terão de ter 70 capítulos escritos até a data de estreia. A medida já foi posta em prática por Cláudia Souto, autora da próxima novela das 19h, “Pega Pega”, com início previsto para 7 de junho, uma quarta-feira. Alcides Nogueira, responsável por “Tempo de Amar” (às 18h), e Walcyr Carrasco, de “O Outro Lado do Paraíso” (21h), também trabalham dentro destes parâmetros.

Caso a novela precise sofrer ajustes, em nome da audiência ou por intempéries da produção, será possível readequar o conteúdo destes primeiros 70 capítulos. Afinal, eles estarão escritos; não gravados – como acontece no SBT e na Record, por exemplo. Poucas vezes a Globo se permitiu uma frente (distância do capítulo que é gravado para o que vai ao ar) tão grande, ainda que só no papel.

Em 1989, a emissora exibiu “Pacto de Sangue”, trama de Regina Braga que estreou praticamente toda gravada, restando rodar apenas cenas de seus capítulos finais. Dois anos depois, repetiu a experiência com “Salomé”, de Sérgio Marques. Esta trama, contudo, possuía uma frente menos “confortável” que a citada anteriormente. Tanto “Pacto de Sangue” quanto “Salomé” foram projetos de curta duração, como não se vê nas novelas de hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s