Amor Sem Fim – Terceiro Capítulo

UMA NOVELA DE JHEFF REIS

228-copia-copia-6-copia


Cena 01 | Algum lugar | Madrugada

Malu e Toni dormem no meio do mato. Malu acorda assustada.

Toni – Calma, calma! O que foi?

Malu – Estou com um pressentimento de que algo aconteceu com meu pai.

Toni – Acho que não. Pode ter sido apenas um pesadelo.

Malu – Não! Eu tenho certeza que aconteceu alguma coisa.

Toni – Se realmente aconteceu talvez nos vamos saber.

Malu – Eu quero voltar.

Toni – O que?

Malu – Quero voltar pra casa.

Toni – Se a gente voltar você sabe que não vamos poder ficar juntos.

Malu (Pensativa) – Verdade…

Toni – Se aconteceu alguma coisa mesmo, vamos saber logo que amanhecer. Agora tente dormir por que a viagem vai ser longa.

Malu – Tudo bem!

Malu deita pra tentar dormir.

 

Cena 02 | Casa de Agapito | Quarto de Cecília | Madrugada.

Continuação…

Agapito continua caído no chão. Jurema entra no quarto.

Jurema (Com lagrimas nos olhos e com a voz estremecida) – O que foi que você fez com o seu pai?

Cecília – Eu não fiz nada!

Jurema senta-se na cama segura a mão de Cecília.

Jurema – Me perdoe minha filha. Eu vi tudo!

Cecília – O papai morreu?

Jurema se agacha próximo ao corpo de Agapito.

Jurema – Morreu!

Cecília levanta-se da cama e abraça Jurema que continua agachada.

A madrugada passa…

Cena 03 | Casa de Agapito | Dia.

O corpo de Agapito está na sala coberto por um lençol branco.

Juca – O que a senhora quer que eu faça agora mãe Jurema?

Jurema – Vá até a cidade chamar o Padre. Quero que ele reze para o meu marido antes dele ser enterrado.

Juca – Será que o Padre vai aceitar depois de tudo que o pai fez?

Jurema – Ele é um religioso. E não importa o que o Agapito tenha feito.

Juca – Vou buscar o Padre.

Juca sai.

 

Cena 04 | Estrada | Dia.

Um carro vem vindo pela estrada. O carro para próximo a Toni e a Malu.

Henrique – Maria Lúcia? O que está fazendo aqui sozinha com esse rapaz?

Malu – Doutor Henrique? Eu… Eu estou indo embora.

Henrique – Não esta sabendo?

Malu – De que?

Helena (Para Henrique) – Não conte! Deixe que ela volte pra casa.

Malu – Não! Por favor, conte o que foi que aconteceu?

Henrique – Estamos indo pra sua casa. Sua mãe me telefonou informando que seu pai havia falecido.

Malu (Para Toni) – Eu disse, eu disse! Eu sabia Toni, eu sabia que tinha acontecido alguma coisa.

Toni – Quando foi isso, senhor?

Henrique – Na madrugada!

Malu (Chora desesperada) – Eu tenho que voltar! Eu tenho que voltar Toni, por favor.

Henrique – Se quiser podemos levar vocês.

Toni – Então vamos!

Os dois entram no carro que segue caminho.

 

Cena 05 | Cidade | Igreja | Dia.

Juca chega exausto a igreja.

Juca – A benção Padre?

Padre (Ignora) – O que veio fazer aqui? Veio executar mais uma ordem do seu maldito patrão?

Juca – Não vai me abençoar?

Padre – Quer benção depois do que fez comigo?

Juca – Tudo bem, eu só vim por que a mãe Jurema me pediu um favor.

Padre – E do que se trata?

Juca – Na madrugada o pai Agapito faleceu.

Padre (Assustado) – Faleceu? Como assim homem?

Juca – O pai sofria de problemas do coração, num sabe? Então ele passou mal na madrugada e caiu lá durinho no chão.

Padre (Se benzendo) – Misericórdia…

Juca – A mãe Jurema quer que o senhor vá até a fazenda rezar pelo corpo.

Padre – Pois vá e diga que eu não posso!

Juca – E por que não?

Padre – Por que eu não vou rezar pelo corpo de um miserável que entrou na igreja e pós uma arma na minha cara afim de me matar!

Juca – Pois o Padre esquece que essa igreja só está aqui por que é mantida pelo dinheiro do pai Agapito.

Padre – Mais eu nunca fui naquela fazenda pra pedir um tostão furado ao seu Agapito. Ele que sempre se ofereceu a ajudar a igreja pela fé que ele tinha.

Juca – Então Padre, pela fé que ele tinha faz esse esforço e vem comigo pra fazenda.

Padre – Tudo bem meu filho, eu vou. Espere só um segundo que eu vou buscar meu chapéu e tomar um gole d’água.

Juca – Sim senhor!

O padre vai à busca do chapéu. Juca fica esperando.

 

Cena 06 | Casa de Agapito | Dia.

Está Jurema e Cecília na sala a espera do Padre. Um carro chega lá fora.

Malu entra gritando.

Malu (Gritando/chegando) – Mãe? Mãe?

Malu corre para os braços de Jurema.

Jurema – Minha filha!

Malu – É verdade o que aconteceu com o papai?

Jurema – É verdade minha filha!

Henrique (Entrando) – Bom dia dona Jurema.

Jurema – Bom dia querido!

Helena – Onde está o corpo do meu irmão?

Jurema – Ali. Maria, eu quero conversar com você minha filha.

As duas vão pra cozinha.

CORTA PARA; COZINHA.

Jurema – Por que minha filha? Por que você fugiu?

Malu – Eu amo o Toni, minha mãe. E no dia que ia casar com ele a Cecília me prendeu no pasto e foi no meu lugar. Ela se casou com ele no meu lugar.

Jurema – Mais ele usou ela.

Malu – Isso não é verdade! A Cecília falou isso por que ele não quis nada com ela.

Jurema – E seu pai morreu caçando esse pobre rapaz. Eu vou conversar com a sua irmã.

Malu – Não precisa fazer isso.

Juca chega.

Juca – Dona Jurema o padre já chegou.

Jurema – Vamos pra sala.

Todos voltam para a sala.

O padre começa a rezar.

 

Chega à tarde…

Cena 07 | Cemitério da cidade | À Tarde.

Todos acompanham o enterro de Agapito.

Malu chora copiosamente.

Malu – Meu pai!

Toni a abraça.

Padre (Considerações finais) – Que o senhor conforte o coração de toda a família.

Todos começam a ir embora.

Malu e Cecília se cruzam na porta do cemitério.

Malu – Feliz agora?

Cecília – Me esquece! Vai viver sua vidinha de merda com o Toni.

Malu – Deixa só a mamãe ouvir isso.

Cecília – O que é que você quer?

Malu – Quando chegarmos em casa vamos acertar as contas. Só eu e você!

Cecília – Não precisa esperar chegar em casa. Se quiser podemos resolver aqui mesmo.

Malu encara Cecília.

FIM DO CAPÍTULO

 

Escrita por
Jheff Reis

Direção
Vinny Lopes

Realização
ADNTV Ficção 2017

6 comentários em “Amor Sem Fim – Terceiro Capítulo

Deixe um comentário

